segunda-feira, 7 de março de 2016

Ainda na linha da reflexão "o bailarino tem que ser magro?" conversei com a bailarina Amanda Lana.

Amanda Lana

Amanda foi uma das minhas primeiras alunas de preparação física para bailarinos quando comecei a trabalhar e estudar essa área em parceria com a Compasso Academia de Dança.

Ela sempre foi muito talentosa e teve uma boa formação na Compasso, formação esta que incluía a preparação física comigo. Aos 15 anos ganhou uma vaga para estudar na Academie Princesse Grace, mesmo assim conta das dificuldades que passou com seu físico:

"Eu passei sim dificuldades por causa do meu físico, e até hoje tenho que tomar muito cuidado. Como eu sou relativamente baixa, o meu peso deve ser bem controlado e estável. Passei por uma época que estava bem acima do peso, e realmente não estava melhorando na questão da técnica da dança.

Por sorte tive pessoas me alertando e me ajudando a passar por isso. É sim desconfortável e abalável. Até hoje eu estou sempre lutando contra minhas vontades e tentando manter um corpo saudável. Tem horas que eu estou tão preocupada com a minha aparência que parte do meu trabalho não serve de nada porque não tenho a concentração no que realmente importa. Agora eu lido bem melhor com essa situação e aos poucos estou conhecendo melhor meu corpo.

Na minha turma eu era a única com esse problema. Eu tentava não ligar e não dar muita importância para o que os outros falavam. Tive de emagrecer 4 kg para ter certeza que seria aprovada para o ano seguinte."

Quando Amanda me enviou esse comentário eu logo pensei: "o que será que é estar acima do peso para Amanda? Qual o padrão ou referência ela está usando para chegar nessa conclusão?" Ainda mais por conhecê-la e saber que o que ela chama de "acima do peso" é de longe algo que poderia influenciar na sua melhora técnica. 

Amanda Lana



Quando Amanda voltou de férias para o Brasil ameaçada de perder sua vaga por causa desses tais 4 quilos, ela me procurou e fez um intensivo no Bastidores. Trabalhamos junto com o acompanhamento que ela estava fazendo com nutricionista buscando diminuir sua massa gorda e aumentar sua massa magra. Por mais que as suas circunferências diminuíssem e ela aparentasse mais magra, o peso na balança não diminuia e Amanda sofria com a pressão dos 4 quilos.

Amanda Lana treinando no Bastidores durante suas férias no Brasil


Então eu disse a ela (e me lembro como se fosse ontem): "Amandinha, vamos fazer o seguinte. Vamos diminuir o seu percentual de gordura, e aumentar sua massa magra, com isso você vai ficar aparentemente mais magra, mesmo que o seu peso não diminua. Quando você voltar para a sua escola eu duvido que o seu diretor vai querer te pesar, porque ele vai VER que você está mais magra. E se ele o fizer, você levará um relatório meu mostrando as suas composições corporais e que você perdeu até mais do que quatro quilos de gordura, mas que como seus músculos pesam mais que gordura, isso não é visível na balança."

Não sei se Amanda foi pesada ou não na escola. Só sei que não precisei fazer relatório e esse ano ela se forma. Além do mais, já está contratada pela Royal Swedish Ballet!

Amanda é o exemplo de talento e trabalho em equipe.


Amanda Lana





2 comentários:

  1. Fico muito, mas muito feliz que você esteja se propondo a problematizar a ditadura do corpo relacionada à dança. Gostaria de ouvir um pouco sobre as possibilidades de bailarinas focadas em dança contemporânea e sua relação com o corpo, a saúde e qualidade técnica de seus trabalhos. Continue assim! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Fico muito, mas muito feliz que você esteja se propondo a problematizar a ditadura do corpo relacionada à dança. Gostaria de ouvir um pouco sobre as possibilidades de bailarinas focadas em dança contemporânea e sua relação com o corpo, a saúde e qualidade técnica de seus trabalhos. Continue assim! Parabéns!

    ResponderExcluir