sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Meu nome é Bárbara Pessali Marques e sou bailarina e pesquisadora em dança. Entrei nessa área científica porque durante a minha formação de bailarina encontrei muitas barreiras físicas e meus professores não sabiam ao certo como me ajudar além de dizer “continue tentando”. Acontece que eu tentava, todos os dias, antes, durante e após as aulas, até que eu resolvi cursar a graduação em Educação Física para entender melhor “como tentar”. 


Bailarina: Flávia Vianna em Bastidores Centro de Treinamento


Durante a graduação percebi que a literatura científica sobre preparação física para bailarinos era quase inexistente, então continuei estudando para desenvolver um método que fosse específico para os bailarinos. Hoje sou Mestra em Biomecânica, estudo aspectos biomecânicos de bailarinos e tenho um Centro de Treinamento Físico especializado em bailarinos. O BASTIDORES CENTRO DE TREINAMENTO fica em Belo Horizonte e conta com 4 professoras que entendem as necessidades dos bailarinos e procuram, por meio do treinamento físico vencer barreiras para melhorar a técnica e performance em parceria com as companhias, escolas de dança e professores desses alunos!



Bailarina Andressa da Silva em Bastidores Centro de Treinamento


Foi trabalhando no Bastidores e unindo as pesquisas realizadas no BIOLAB – Laboratório de Biomecânica da UFMG, que desenvolvi um método de treinamento patenteado (O Best Performance and Movement) e um equipamento para mensuração e treinamento da flexibilidade de bailarinos, também em processo de patente. Acontece que aqui no Brasil estou de mãos atadas, pois ao contrário da Ciência do Esporte, a Ciência da Dança não é uma área de pesquisa desenvolvida e eu sou uma das poucas pessoas que tentam desbravar essa área em busca de saúde, desempenho e qualidade de vida para os bailarinos.

  
Bailarino Walleyson Malaquias em Bastidores Centro de Treinamento


Hoje sou doutoranda no Institute for Performance Research na Manchester Metropolitan University, uma universidade na Inglaterra que une os conhecimentos das áreas das Ciências do Esporte e da Dança. Estou sendo financiada pelo governo brasileiro por meio da CAPES e não só daqui a quatros anos retornarei ao Brasil com esse conhecimento como continuo em constante contato com a minha equipe do Bastidores enviando tudo de novo que é produzido no laboratório para acrescentar na preparação física dos bailarinos que treinam com a gente. Meu sonho é difundir a Ciência da Dança no Brasil, criando centros de pesquisa e treinamento específicos para bailarinos, para que eles possam ter carreiras mais saudáveis e longas. O Bastidores é apenas o pontapé inicial desse projeto.


Bailarina Silvia Maia em Bastidores Centro de Treinamento

*Texto primeiramente publicado em http://lojaanabotafogo.com.br/treinamento-fisico-para-bailarinos/


Local: Bastidores Centro de Treinamento (Rua Pium-í, 409 Cruzeiro, Belo Horizonte MG - 988701155)


2 comentários:

  1. Como é bom ter alguém que luta a favor do desenvolvimento dos bailarinos!! ����������������

    ResponderExcluir